Destaques

Setembro Amarelo: Prevenção e Combate ao Suicídio

OMS Alerta para esse grave problema de saúde pública.

Setembro é o mês voltado à prevenção e combate ao suicídio em todo o mundo. Criado em 2015, o setembro amarelo tem o intuito de promover campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio.

Foto: Divulgação EBC

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. No Brasil, cerca de 35 pessoas são mortas por dia, um número alarmante que supera pessoas com câncer e  portadores de HIV.

O mês de setembro tem a visibilidade totalmente voltada para esse assunto, fazer com que o mesmo seja discutido na mídia e em nosso cotidiano, se torna importante, pois a cada 10 casos de suicídio, cerca de nove podem ser prevenidos, caso a pessoa tenha atenção de outros a sua volta e busque ajuda.

Grande parte da população ainda não possui conhecimento sobre os sintomas que alertam o suicídio, segundo a (OMS), a população deve ficar atenta aos sinais:

  • Fazer ameaças de suicídio
  • Melhora súbita
  • Resolver assuntos pendentes
  • Mudanças de comportamento e no visual
  • Isolamento e tristeza excessiva

Até o presente momento, apenas 28 países incluíram a prevenção ao suicídio como uma de suas prioridades. Sensibilizar a população e quebrar o tabu sobre o assunto são ações importantes aos países para alcançar progressos na prevenção e combate ao suicídio.

“É preciso se conscientizar e falar abertamente sobre o assunto.” – (OMS).