Destaques

Instituição realiza trabalho sustentável em São Gonçalo

Instituição já existe há quatro anos. foto: Reprodução/Facebook

Praticar educação ecológica em grande escala. Assim pode ser definido o trabalho da Organização Não Governamental (ONG)Luxo de Vida, no Bairro Itaúna, São Gonçalo, que realiza trabalhos voltados para meio ambiente na região.

A ideia surgiu em 4 de agosto de 2014, quando a Psicóloga e diretora executiva do projeto, Lene Pereira, se deparou com uma cena lamentável: Um lixão, tomando forma em frente à sua casa, onde já tinha se iniciado a proliferação de ratos e cobras.

“Eu comecei a tirar aquele entulho praticamente sozinha e imediatamente as pessoas começaram a criticar minha iniciativa”, relembra a psicóloga.

A partir daí, Lene foi mais além. Ela passou dois meses realizando o trabalho de limpeza na localidade, algo que era ser feito pelo poder público, que por sua vez alegava que, onde estava todo aquele lixo acumulado existia uma praça.

“Ninguém merece viver em uma comunidade suja, de miséria, doenças e até mesmo de morte por conta da dengue”, destaca Lene.

Melhorias e conscientização

A comunidade começou a apoiar o trabalho feito pela psicóloga no local. Foi quando ela teve mais confiança para expandir o projeto. Hoje com quatro anos de existência, a instituição já conta com certa de 140 crianças e adolescentes, aproximadamente 12 voluntários e 10 oficinas de sustentabilidade. O próximo passo é fazer uma horta comunitária onde existia todo aquele lixo.

“Nós temos direito a um lugar melhor, mais limpo. Um lugar onde a aparência da nossa rua seja mais bonita. E assim nós vamos implantando luxo no Salgueiro, na Palmeira e outros lugares de São Gonçalo. De maneira que as crianças que participam do projeto reproduzam esse gesto em outros lugares”, disse a psicóloga.

Além disso, também é oferecido serviços para a comunidade como psicóloga, dentista e atendimento jurídico.

Para conhecer pessoalmente o trabalho da Luxo de Vida, o endereço deles é R. Bernardo Péres, Lt 20 – Itaúna, São Gonçalo.  Para acha-los na internet acesse: www.luxodevida.org.br