Teatro Popular de Niterói

O Teatro Popular Oscar Niemeyer antigo Teatro Popular de Niterói, recebeu o nome de seu idealizador em outubro de 2013, situa-se na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e foi inaugurado no dia 5 de abril de 2007.

O Teatro Popular é uma das obras que integram o Caminho Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, compõe um complexo cultural e turístico da cidade projetado por Oscar Niemeyer na orla entre a zona sul e o centro, sendo o maior conjunto arquitetônico em construção nas Américas.

O acesso ao prédio que abriga o teatro se dá através de uma rampa helicoidal, onde se chega a um foyer de aproximadamente 580 metros quadrados, e daí para a área da platéia que abrigará 350 pessoas e um espaço exterior com a capacidade de público com capacidade máxima para 20.000 lugares.Seu traçado sinuoso e estrutura em concreto armado são característicos de seu criador.

De uma fachada acabamento de cerâmicas com desenhos, na face oposto do edifício, uma parede de vidro permite ao público ver a Baía de Guanabara do interior do teatro, que conta com um espelho de água, rampas e escadas em espiral, elementos freqüentes nas obras de Niemeyer.